Bem-vindos ao blog "Turma do Candinho"!

Você está convidado a viajar pela história da EMEB Cândido Portinari e conhecer, experimentar, ver, rever e se encantar com nossas histórias e experiências.

Aqui você encontrará informações para acompanhar o trabalho que é realizado em nossa unidade escolar.

TURMA DA PROFESSORA RAFAELA (MEIRE)


13/08/2019  "POEMA NA CERCA"  POEMA ESCOLHIDO: BRINCADEIRAS 


























14/08/2019 SORTEIO DOS ILUSTRADORES DO POEMA:














































14/08/2019 PINTURA DAS ILUSTRAÇÕES:




































15/08/2019 CONFECÇÃO E FINALIZAÇÃO DO CARTAZ: 






















RECITANDO O POEMA:






QUANDO FALAMOS EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESTAMOS FALANDO DE ALGO ESSENCIAL EM TODAS AS FASES DA VIDA DO SER HUMANO. QUANDO TRATAMOS DE NOSSAS CRIANÇAS ISSO TORNA AINDA MAIS IMPORTANTE, POIS SE RECEBEREM ESTE APOIO DESDE CEDO, COM CERTEZA PODERÃO TER UMA VIDA AINDA MELHOR NO QUE TANGE O RECONHECIMENTO E DOMÍNIO DE SUAS PRÓPRIAS EMOÇÕES.

ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA  22/08/19 COM  RECURSOS: MASSINHA E CARTELAS COM BIOTIPOS DIFERENCIADOS A ESCOLHA DA CRIANÇA PARA SEREM TRABALHADAS AS EMOÇÕES.

TEMA: COMO ME SINTO NA ESCOLA?
















































































































PASSEIO À PINACOTECA DA CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
( 26/09/2019)

   


























                     




A IMPORTÂNCIA DO NOME PRÓPRIO E A ESCRITA NO INFANTIL:

   NO INFANTIL REALIZAMOS UM TRABALHO MUITO RICO DE LEITURA E ESCRITA DO NOME PRÓPRIO. AS CRIANÇAS SÃO INCENTIVADAS A RECONHECER SEUS PERTENCES POR MEIO DE SEU NOME NAS ETIQUETAS E ASSIM PASSAM A FAMILIARIZAR-SE COM O CONJUNTO DE LETRAS ALI PRESENTE.

   AO IDENTIFICAR SEU NOME, CONSEQUENTEMENTE O MEMORIZA. A PARTIR DE ENTÃO SE INICIA SEU RELACIONAMENTO COM A ESCRITA COMO REPRESENTAÇÃO DE SUA IDENTIDADE.

   O NOME PRÓPRIO DE UMA CRIANÇA É SEU MARCO DE IDENTIFICAÇÃO, E POR ISSO, É TÃO VALORIZADO POR ELA. O OBJETIVO MAIOR DO TRABALHO COM A ESCRITA DO NOME É FAZER COM QUE CADA UM SE RECONHEÇA COMO UM SUJEITO IMPORTANTE QUE POSSUI UM NOME  QUE É SÓ SEU, ALÉM DE PROPORCIONAR UM INÍCIO DE ALFABETIZAÇÃO, ESTABELECENDO RELAÇÕES COM LETRA DE OUTROS NOMES OU PALAVRAS DO DIA A DIA. 






ATIVIDADE REALIZADA ( 09/10/19)


FAMÍLIA NA ESCOLA:

  A SINTONIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA POSSIBILITA QUE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SEJAM AMPLIADOS. DESSA FORMA, O ALUNO TEM A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NA ESCOLA E NO CONVÍVIO FAMILIAR.

  PENSANDO NISSO, UMAS DAS ETAPAS DO NOSSO PROJETO " BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA" FOI A DE SOLICITAR A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PREENCHENDO UMA PESQUISA ENVIADA PARA CASA,NOS CONTANDO SOBRE A BRINCADEIRA  PREFERIDA DO ADULTO QUANDO CRIANÇA, A REGRA DA BRINCADEIRA E COM QUEM BRINCAVA.

  APÓS A DEVOLUTIVA, PUDEMOS CONHECER AS BRINCADEIRAS PREFERIDA DE CADA ADULTO QUE PARTICIPOU. PERGUNTAMOS AS FAMÍLIAS QUEM TERIA DISPONIBILIDADE DE VIR ATÉ A ESCOLA  NOS ENSINAR A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA E BRINCAR CONOSCO.

  CONFORME UMA ETAPA DO PROJETO PROJETO, FIZEMOS UM SORTEIO ENTRE TODOS OS PAIS QUE SE DISPUSERAM A VIR ATÉ A ESCOLA EM UM HORÁRIO ESPECÍFICO DA TARDE E NO DIA COMBINADO. 

  SEGUEM FOTOS DESSA NOSSA DELICIOSA VIVÊNCIA NA PRESENÇA DA FAMÍLIA SORTEADA, FINALIZANDO ASSIM O NOSSO PROJETO.
BRINCADEIRA ESCONDE- ESCONDE.


SORTEIO REALIZADO PELOS AJUDANTES DO DIA
30/10/2019 



   





       TARDE DE BRINCADEIRA COM A REPRESENTANTE DA FAMÍLIA SORTEADA
                                                                  01/11/2019



                             BRINCADEIRA PREFERIDA DA INFÂNCIA DA CRISTIANE:

                                                               ESCONDE- ESCONDE




                                            RODA DE APRESENTAÇÃO E CONVERSA





                RESPONDENDO AS DÚVIDAS DAS CRIANÇAS SOBRE A BRINCADEIRA
                                                              ESCONDE- ESCONDE




                       EXPLICANDO AS REGRAS DA BRINCADEIRA ESCONDE- ESCONDE


                                               



                                                1,2,3... QUE COMECE A BRINCADEIRA




ACHEI VOCÊ!





                                                                  CORRE TURMINHA!





                                                                VAMOS NOS ESCONDER...



                                                           
                                      ME AJUDEM A ENCONTRAR O MELHOR LUGAR...





                                                CORRE PARA BATER CARA E SE SALVAR...







                                                  ME SALVEI, NINGUÉM ME ACHOU!







VAMOS MAIS UMA VEZ...






CORRE, VAMOS NOS ESCONDER...







PSIU...SILÊNCIO...NINGUÉM PODE NOS ACHAR AQUI!






BRINCAMOS MUITO, E PARA FINALIZAR...



NOSSA FOTO EM GRUPO!



A TURMA DO INFANTIL 5D AGRADECE A PRESENÇA  DA CRISTIANE.OBRIGADA POR NOS DOAR UM POUCO DO SEU TEMPO, ENCHENDO NOSSO CORAÇÃO DE ALEGRIA E VOLTANDO A SER CRIANÇA CONOSCO! 





POEMA NA CERCA  31/11/2019

POEMA: AMARELINHA DE MARIA DA GRAÇA RIOS










07/11/2019

APRECIANDO AO SOM DE MÚSICA CLÁSSICA, NOSSOS LIVROS NOVOS...
OBA!!!!





DENTRO DO NOSSO PROJETO" BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA", E APÓS SOCIALIZARMOS EM RODA, LISTAMOS NA LOUSA AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS DOS ALUNOS: 































DENTRO DO NOSSO PROJETO BRINCADEIRAS "TRADICIONAIS DA INFÂNCIA" EXPLORAMOS TAMBÉM O ACERVO DE OBRAS DE CÂNDIDO PORTINARI E FIZEMOS UMA RELEITURA DA OBRA:



O MENINO E O PIÃO DE 1947



APRECIEM:































Nenhum comentário:

Postar um comentário