Em Fevereiro, lá no começo do ano letivo, nossas primeiras experiências com a escrita do nome próprio!
Ainda em Fevereiro, quando começamos a trabalhar com os conceitos de medida de tempo. O início do trabalho com o calendário.
ESCRITA COLETIVA DE LISTA COM OS LIVROS LIDOS NO MÊS, SEGUIDA DA VOTAÇÃO DO LIVRO PREFERIDO DA TURMA.
NAS IMAGENS ABAIXO OBSERVAMOS AS CRIANÇAS REGISTRANDO SEU VOTO NA FRENTE DO NOME DO LIVRO ESCOLHIDO.
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DIVERSIFICADA
ESCRITA COLETIVA DE LISTA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
NAS IMAGENS, OBSERVAMOS AS CRIANÇAS REALIZANDO A ESCOLHA DE SUA ATIVIDADE PREFERIDA DENTRE AS PROPOSTAS NA DIVERSIFICADA.
DIA DO BRINQUEDO TRAZIDO DE CASA
NOSSA
ATIVIDADE SEMPRE COMEÇA COM UMA RODA DE CONVERSA PARA A APRESENTAÇÃO
DOS BRINQUEDOS TRAZIDOS E DISCUSSÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE
BRINCADEIRAS A SEREM DESENVOLVIDAS.
ATIVIDADE COM BEXIGAS
TRABALHO COM CONTAGEM, CLASSIFICAÇÃO E AGRUPAMENTO DAS BEXIGAS EM SALA DE AULA.
NA ÁREA EXTERNA BRINCADEIRAS DIRIGIDAS E LIVRES COM AS BEXIGAS.
ATELIÊ COM PROPOSTA DE MODELAGEM
ATIVIDADE DE MODELAGEM A PARTIR DO LIVRO "NAS NUVENS"
NAS IMAGENS ABAIXO OBSERVAMOS A PRODUÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O QUE PENSAM HAVER ACIMA DAS NUVENS DO CÉU.
REUNIÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS
MOMENTO FORMATIVO: A IMPORTÂNCIA DA FRUSTRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES NA INFÂNCIA
LEITURA, DISCUSSÃO EM SUBGRUPOS E SOCIALIZAÇÃO
ETAPAS INICIAIS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM JOGOS DE DADOS
CONTAGEM E REGISTRO DE QUANTIDADE
TRABALHO COM HISTÓRIA EM QUADRINHOS
DISCUSSÃO SOBRE ESSE GÊNERO TEXTUAL E SUA ESTRUTURA
MOMENTO DE LEITURA
ATIVIDADE PERMANENTE DE LEITURA
UMA VEZ POR SEMANA REALIZAMOS A ATIVIDADE DE LEITURA INDIVIDUAL, EM DUPLAS OU SUBGRUPOS.
NOSSO MOMENTO DE BANHO DE SOL NOS DIAS FRIOS
BIBLIOTECA ESCOLAR INTERATIVA
ATIVIDADE DE LEITURA
ATIVIDADE DIRIGIDA NO PARQUE
O DESAFIO DE PASSAR PELO TÚNEL DE PNEUS
MUITAS EMOÇÕES NUM SÓ DIA:
DESPEDIDA DE NOSSA QUERIDA EQUIPE DE APOIO E DE NOSSO QUERIDO AMIGO HEITOR
|
Nossa turma confeccionou um texto coletivo de despedida, que, juntamente com os desenhos individuais de cada aluno, compôs um cartão. |
|
|
|
O cartão confeccionado por nossa turma foi entregue à nossa amiga Néia. A turma escolheu Heitor para entregar o cartão à ela, considerando que era também o último dia dele em nossa escola. |
|
|
Painel composto pela turma com texto coletivo e desenhos para presentear Heitor. Segundo nossos alunos "um presente pra ele se lembrar da gente na outra escola". |
|
Por essa o Heitor não esperava!!! Ficou muito surpreso e emocionado com o presente dos amigos... |
|
Um de seus melhores amigos na turma, Gabriel explica à Heitor como a surpresa foi produzida. |
|
Miguel é o escolhido da turma para ler para Heitor o que está escrito no texto.
ATELIÊ: PRODUÇÃO LIVRE COM TINTA GUACHE
SUPORTE UTILIZADO: FOLHAS A3
|
|
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA "SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO"
A sequência didática tinha por objetivo discutir com as crianças os conceitos de representatividade, considerando a eleição de dois alunos de cada turma para a composição do Conselho Mirim no ano de 2019.
Através do trabalho com a mesma, abordamos os temas:
- eleições
- funções do representante da turma
- funções dos governantes
- representantes eleitos para a prefeitura, governo do estado e presidência do país
- indicações de melhorias para nossa escola
- desejos de melhoria para a vida das pessoas
|
À partir das discussões desencadeadas após a leitura do livro "Se criança governasse o mundo", as crianças relataram e desenharam o que gostariam de fazer para melhorar a vida das pessoas. |
Nas imagens abaixo, outra etapa da sequência didática: após a eleição dos dois representantes da turma, as crianças produzem cartazes com o registro do que desejam de melhorias para nossa escola e com as funções dos representantes da turma no Conselho Mirim.
Exposição de parte dos registros da sequência didática
CRIANÇAS APRECIANDO A EXPOSIÇÃO DE SUAS ATIVIDADES COM A TEMÁTICA DISCUTIDA NO CONSELHO MIRIM "O QUE QUEREMOS MELHORAR EM NOSSA ESCOLA"
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO COM A TURMA DO INFANTIL 5 A DA PROFESSORA CYNTHIA
ETAPAS FINAIS DA SEQUENCIA DIDÁTICA DE JOGOS COM DADO
Organizados em subgrupos, os alunos contam em palitos a quantidade de pontos que saiu no dado e na sequência, registram a quantidade em tabela. Ao final realizamos a somatória de pontos e descobrimos qual o subgrupo que tirou mais pontos no jogo.
BRINCADEIRAS NO BOSQUE E TANQUE DE AREIA
PAINEL CONSTRUÍDO A PARTIR DO TRABALHO COM O LIVRO "PATRÍCIA"
ATRAVÉS DESSE LIVRO TRABALHAMOS COM A QUESTÃO DA NECESSIDADE QUE TEMOS EM COMPARTILHAR PENSAMENTOS E EMOÇÕES COM ALGUÉM E DO COMO NOS SENTIMOS QUANDO NÃO CONSEGUIMOS FAZÊ-LO.
BIBLIOTECA: RECONTO DA HISTÓRIA ESCOLHIDA
APÓS A ESCOLHA DE UM LIVRO E SUA LEITURA NA BIBLIOTECA, AS CRIANÇAS QUE DESEJAM, COMPARTILHAM, ORALMENTE, COM A TURMA, O QUE O LIVRO CONTA, AS PARTES PREFERIDAS, ENTRE OUTROS ASPECTOS.
ATIVIDADE DIVERSIFICADA: JOGO DA MEMÓRIA COM O ALFABETO E COMPOSIÇÕES COM PALITOS E TAMPINHAS
ARTE: PRODUÇÃO LIVRE COM DESENHO, RECORTE E COLAGEM DE PAPÉIS E PALITOS
JOGO: BOLA AO CESTO
Nesse jogo, cada criança arremessou duas vezes a bola durante três rodadas. A cada rodada, cada um registrava sua pontuação em cartaz coletivo e ao término, realizamos a somatória de pontos de cada um em atividade individual. Um cartaz coletivo com as regras definidas para o jogo também foi construído com as crianças, tendo a professora como escriba.
REUNIÃO COM PAIS:
LEITURA E TEMATIZAÇÃO DO RELATÓRIO GERAL DA CLASSE
ARTE: RODA PARA APRECIAÇÃO DAS PRODUÇÕES
SEQUENCIA DIDÁTICA: BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DE INFÂNCIA
"ADOLETÁ"
"CAMA DE GATO"
"BOLINHA DE SABÃO"
ENQUANTO TOMAMOS UM SOLZINHO PRA AQUECER, MAIS LEITURA!
SEQUÊNCIA DIDÁTICA "COLCHA DE RETALHOS"
Após a contação da história e o início do trabalho com os principais conceitos abordados no livro, realizamos as primeiras atividades com a utilização de retalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário