A BNCC designa cinco campos de experiência para a Educação Infantil. Eles apontam as experiências fundamentais necessárias para que a criança possa aprender e se desenvolver. Neles, são enfatizados noções, atitudes e afetos a serem aflorados nos primeiros 5 anos de vida, buscando assegurar a aprendizagem dos pequenos. Campos de experiência são, portanto, as vivências pelas quais as crianças poderão interagir e se expressar, convivendo com situações que permitam a elas explorar, pesquisar, imaginar e se movimentar.
Confira a seguir os cinco campos de experiência da BNCC.
O eu, o outro e o nós: O objetivo é que elas se tornem aptas a valorizar a sua própria identidade e, ao mesmo tempo, a respeitar e reconhecer as diferenças dos outro.
Corpo, gestos e movimentos: Foca em atividades e situações nas quais o uso do espaço com o corpo e variadas formas de movimentos são exploradas. A partir delas, o aluno pode construir referências de como ocupar o mundo.
Traços, sons, cores e formas: Nesse campo, os pequenos são incentivados a terem experiências de expressão corporal por meio da intensidade dos sons e ritmos melódicos, além de atividades com escuta ativa e criação de melodias.
Escuta, fala, pensamento e imaginação: É importante destacar as experiências com leitura de histórias, pois elas favorecem, também, o desenvolvimento do comportamento leitor, da imaginação e da representação, além de incentivarem as crianças a se interessarem pela linguagem escrita.
Englobam-se nas experiências gráficas, ainda, atividades que incentivam o uso cotidiano da escrita em contextos significativos.
Traços, sons, cores e formas: Nesse campo, os pequenos são incentivados a terem experiências de expressão corporal por meio da intensidade dos sons e ritmos melódicos, além de atividades com escuta ativa e criação de melodias.
Escuta, fala, pensamento e imaginação: É importante destacar as experiências com leitura de histórias, pois elas favorecem, também, o desenvolvimento do comportamento leitor, da imaginação e da representação, além de incentivarem as crianças a se interessarem pela linguagem escrita.
Englobam-se nas experiências gráficas, ainda, atividades que incentivam o uso cotidiano da escrita em contextos significativos.
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações: Experiências no âmbito das relações de tempo também são abordadas nesse campo. Noções de tempo físico — a diferença entre o dia e a noite, as estações do ano e os ritmos biológicos (e cronológico) hoje, ontem, amanhã, semana que vem, no próximo ano —, bem como os fundamentos de ordem temporal — depois da escola, antes de dormir — e histórica — na época da Páscoa, quando fizemos aquela viagem.
banho nas bonecas
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações: Experiências no âmbito das relações de tempo também são abordadas nesse campo. Noções de tempo físico — a diferença entre o dia e a noite, as estações do ano e os ritmos biológicos (e cronológico) hoje, ontem, amanhã, semana que vem, no próximo ano —, bem como os fundamentos de ordem temporal — depois da escola, antes de dormir — e histórica — na época da Páscoa, quando fizemos aquela viagem.
banho nas bonecas |
........................................................................................................
Alguns de nossos momentos...
desenho com canetinhas nos azulejos |
atividade com mesa de luz
dia de pintura facial com tinta neon
brincando com material não estruturado
leitura no bosque
desenho com giz no chão
corpo e movimento
corpo e movimento
atividade na mesa de luz
Quando o Fê conseguiu escrever a inicial de seu nome, foi uma alegria só
atividade de colagem de EVAs e CDs, primeiro eles cortaram os pedacinhos de EVAs depois tiveram que dosar a cola e colar como preferiam.
brincando com cavalo de pau
escrita de nome com massa de modelar
foto anual da turma
brincando no tapete mágico
dando banho no dinossauro
oba chegaram novos livros na escola.
colhemos pitangas no nosso bosque.
brincadeira com a música duelo de mágicos
pintura no rolo de papel higiênico
escalando a arvore do bosque
carrinho de rolimã
Passeio ao Museu do inseto
Material de estudo
bichinhos do bosque
------------------------------------------------------------------------------------
Leitura no bosque
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cinema com pipoca
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Protagonistas do infantil IV D
Tenho oportunizado que as crianças possam explorar diferentes materiais, realizando suas produções com gestos, sons, traços, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, de modo singular, que inventem e desenvolvam sua sensibilidade. Ofereço semanalmente atividades com pinturas e colagens em caixas de papelão, criamos brinquedos com material não estruturado, fazemos registros gráficos de historias e exploramos diversas formas de criar: desenhos com giz no chão, desenho na areia, pintura no rosto do amigo, criações com massinha entre outras.
Após a leitura do livro " O homem que amava caixas" cada uma das crianças pôde fazer seu próprio brinquedo com caixa de papelão.
dica de vídeo para assistirem com as crianças e trabalhar o respeito ao próximo e ao diferente.
https://www.youtube.com/watch?v=XijJavNcOhw
dica de vídeo para assistirem com as crianças e trabalhar o respeito ao próximo e ao diferente.
https://www.youtube.com/watch?v=XijJavNcOhw
Experiências que marcaram positivamente a infância das crianças.
ResponderExcluirParabéns professora Edivânia pelo trabalho desenvolvido e a toda equipe do Emeb Cândido Portinari!
Prof parabéns pelo seu trabalho minha filha vai sentir muitas falta de vc vc foi uma ótima porf nos gosta muito de vc bjs 😍😍😍
ResponderExcluirNota mil para o seu trabalho pro Edivânia, parabéns. Adorei as foto e o vídeo.
ResponderExcluir😍
ResponderExcluir